AS VANTAGENS E DESVANTAGENS E A ESTÉTICA DE CADA TIPO DE TECIDO PARA ESTOFADOS
Publicada: 09/09/2024
Escolher o revestimento certo para a mobília pode ser difícil, especialmente porque eles aparecem em móveis grandes, que influenciam bastante no efeito final do ambiente, então a ideia deste artigo é descomplicar esse processo.
Cada tipo de tecido para estofado oferece uma experiência distinta, tanto em termos de conforto quanto de efeito visual. Um sofá de couro oferece uma experiência e um resultado bem diferente que do sofá de linho, por exemplo, então vem com a gente entender melhor as vantagens e desvantagens dos tecidos.
O clássico e elegante couro
O sofá de couro ou poltrona de couro são clássicos indiscutíveis. O couro é sofisticado e, de acordo com o modelo escolhido para o estofado, pode ser contemporâneo ou trazer um toque vintage elegante.
Quando pensamos em sofá e poltrona de couro, uma das primeiras vantagens que nos vem à mente é a durabilidade. Mas é preciso ficar atento aos tipos de couro existentes no mercado.
O couro natural é o couro “verdadeiro”, de origem animal, também chamado legítimo, com composição 100% couro. O couro sintético, que recebe várias denominações como corino, courvin, couro ecológico, não é couro, mas sim uma imitação do couro produzida em materiais plásticos, como PVC.
O couro natural pode resistir por décadas sem perder a beleza, e mesmo desgastado e envelhecido se mantém bonito. Já o couro sintético com o passar dos anos, ou em meses se for de baixa qualidade, começa a apresentar descascados ou perda da camada de superfície, porque o plástico que compõem essa camada vai se desgastando. E quando isso acontece a única solução é trocar o revestimento do estofado.
Mas o couro sintético tem suas vantagens sobre o couro natural e por isso é amplamente utilizado para estofaria. Primeiramente o preço, ele custa um pouco mais ou o mesmo que tecidos, enquanto o couro natural tem um custo bem mais elevado. O couro sintético também é mais difícil de manchar. Ambos podem manchar, mas o couro sintético por ser plástico, tem uma resistência maior que a maioria dos couros naturais, especialmente em cores mais claras.
Na aparência os dois podem ser muitos parecidos, até difíceis de distinguir para um leigo. Com a tecnologia os sintéticos evoluíram e existem opções extremamente similares ao couro natural. A diferença fica no toque (o couro natural é mais suave e maleável), na durabilidade e no cheiro, já que o couro natural tem um aroma gostoso, bem característico.
Um possível ponto negativo do couro, tanto sintético quanto natural, está no conforto do toque. O couro natural é um condutor excelente, absorvendo rapidamente a temperatura do corpo e externa, o que faz com que a primeira sensação ao sentar seja fria no inverno. Logo ele se adapta ao corpo e esquenta, mas nome um primeiro momento em baixas temperaturas se percebe o frio. Já no verão, como não absorve líquidos com facilidade, o suor fica na superfície. Neste ponto o couro sintético é pior, já que a capacidade de absorção é menor que a do couro natural.
Conforto e Versatilidade do Linho
O linho é um aliado para quem busca frescor, leveza e sofisticação no ambiente. Existe uma grande confusão sobre o linho, já que o que se chama de linho hoje no mercado são tecidos similares ao linho, com a mesma aparência e toque do linho, mas não necessariamente fabricados com a fibra de linho natural.
A Sarja, o Algodão e Lona são mais Resistentes?

Suede e Veludo: Qual a Diferença?

O nome suede tem origem no francês “gants de Suede”, expressão cuja tradução é luvas da Suécia, e se referia às luvas produzidas na Suécia em camurça natural. Desde 1970 a indústria têxtil começou a produzir a camurça de forma sintética, em poliéster, que acabou sendo chamado de suede. Então, o suede na sua origem nada mais é que a camurça sintética.
Escolhendo o seu Preferido
Na hora de decidir entre os diferentes tipos de tecidos para estofados estofados, não restam dúvidas de que estética e funcionalidade andam de mãos dadas. Sempre leve em consideração sua forma de usar o estofado, qual efeito estético está buscando e o seu orçamento. Um pequeno detalhe transforma a escolha de adequada para perfeita. O sofá e a poltrona de couro são sinônimos de uma decoração atemporal e de resistência, enquanto o sofá de linho oferece um charme natural e um toque mais moderno.
Pesos e contrapesos devem ser medidos com cuidado para harmonizar com sua rotina diária e gosto pessoal. Fica claro que cada material tem seu lugar no mundo dos estofados e ao escolher qual o mais adequado para sua casa ou escritório, você faz da sua casa um espaço que é verdadeiramente seu. Para explorar mais opções e ideias, não deixe de visitar nosso site Ondo. Temos muitas inspirações, alta qualidade e um time de atendimento pronto para te ajudar a escolher a melhor opção!